top of page

São Tomé de Paripe

Disponibilidade de hospitais/clínicas/UPAs: 

Fonte: Produção da equipe, 2019. 

Notas metodológicas (amostra, quantidades utilizadas)

5 setores censitários (total: 10) 

Delimitação espacial (mapa de localização do bairro, limites, extensão)

São Tomé de Paripe (ou apenas São Tomé) é um bairro localizado no Subúrbio Ferroviário, na orla da Baía de Todos os Santos.  O bairro fica no extremo sul da costa de Salvador, margeando a Baía de Todos os Santos. Uma rodovia estadual importante para o acesso é a BA528, também chamada de Estrada do DERBA, Estrada da Base Naval ou Estrada ParipeBase Naval. Ela interliga a BR324 à Base Naval de Aratu e passa pelos bairros Valéria, Fazenda Coutos, Paripe e São Tomé de Paripe.  

Contexto histórico

São Tomé de Paripe, considerado um povoado de administração independente no século XVIII, já existia antes da fundação de Salvador, sendo anexado judicialmente após este evento (Salvador, 2014). O bairro era um popular local de veraneio para muitas famílias soteropolitanas, que construíram diversas chácaras, algumas das quais ainda permanecem até hoje. Situado na área do Subúrbio Ferroviário, São Tomé de Paripe testemunhou um rápido processo de adensamento populacional nas décadas de 1960 e 1970, conforme analisado por Soares (2006). Esse crescimento foi impulsionado por atividades da Petrobras na década de 1950, bem como pela instalação da Companhia de Cimento Salvador (COCISA) em Paripe e o desenvolvimento do Centro Industrial de Aratu e do Polo Petroquímico em Camaçari, que atraíram migrantes do interior em busca de oportunidades de trabalho. 


O nome "Paripe" tem origem tupi, significando "cercado de peixe", referindo-se a um aparelho feito de varas pelos indígenas. Assim como o nome do bairro, outros pontos, como a Praia de Tubarão e a Baía de Aratu, também refletem a relação dos indígenas com a natureza local. Os primeiros exploradores da região foram os índios, avistados durante os governos de Tomé de Souza e Duarte Costa (PARIPE Salvador, 2014). Dessa forma, São Tomé de Paripe não apenas remete a uma rica história de colonização e desenvolvimento, mas também destaca a influência indígena e o legado cultural que perdura até os dias atuais. 

Aspectos Ambientais

O bairro de São Tomé de Paripe, localizado em Salvador, apresenta uma configuração urbana e ambiental marcada por diversas zonas de uso e características geográficas que influenciam diretamente os processos ecológicos e de ocupação do solo. A área é composta por zonas com diferentes graus de suscetibilidade à erosão, como a Zona Predominantemente Residencial 1 (ZPR 1), que tem baixa densidade construtiva e maior área de média suscetibilidade. A região também abriga a Área de Proteção de Recursos Naturais (APRN) de Aratu, que inclui zonas de conservação, manguezais e floresta de Mata Atlântica. Essas áreas possuem relevância ecológica e exigem um manejo adequado para preservar o equilíbrio ambiental. A bacia hidrográfica local, que engloba São Tomé de Paripe e bairros vizinhos, apresenta um escoamento hidrológico que varia de acordo com o tipo de ocupação do solo, com áreas mais densamente construídas necessitando de maior infraestrutura para o controle das águas pluviais. 

 

Além dos desafios ambientais, o bairro enfrenta questões relacionadas à poluição atmosférica e ao impacto das atividades industriais, como o Porto de Aratu, o Centro Industrial de Aratu e o Polo Petroquímico de Camaçari. Esses empreendimentos contribuem para a emissão de substâncias químicas poluentes, como Ferro, Cobre e Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPAs), afetando a qualidade do ar e, consequentemente, a saúde dos moradores. A região, que tem uma densidade populacional de 5,12 hab./km², ainda preserva áreas de vegetação nativa em altitudes superiores a 60 metros, proporcionando um microclima mais ameno. Contudo, a crescente urbanização e as limitações no planejamento urbano exigem medidas urgentes de controle e recuperação ambiental para garantir a qualidade de vida e o equilíbrio ecológico da região. 

Mapa topografia do bairro São Tomé de Paripe: 

Mapa Uso do solo do bairro São Tomé de Paripe: 

Fonte: Produção da equipe, 2019. 

Mapa de ventilação do bairro São Tomé de Paripe: 

Fonte: Produção da equipe, 2019. 

Aspectos sociodemográficos: População e domicílio (apenas tabelas)

Tabela de distribuição demográfica por setor censitário: 

Fonte: Produção da equipe, 2019. 

Tabela dados populacionais por gênero no bairro São Tomé de Paripe: 

Fonte: Produção da equipe, 2019. 

Escolaridade da população de São Tomé de Paripe: 

Fonte: Produção da equipe, 2019. 

Renda mensal da população de São Tomé de Paripe: 

Fonte: Produção da equipe, 2019. 

Aspectos econômicos (turismo, comércio e serviços, condições de centralidade, etc.)

Gerdau – Unidade Terminal Marítimo: 

O comércio de São Tomé de Paripe é composto principalmente por mercearias, padarias, lanchonetes, restaurantes, bares, sorveteria, lojas de confecção e acessórios, salão de beleza e barbearia, loja de informática e manutenção de equipamentos eletrônicos, material de construções, depósitos de gás e bebidas dentre outros. A informalidade no bairro é representada por micro negócios, através da venda de frutas e verduras, lanches, doces, moto taxi, borracharia e outros. O comércio informal está distribuído em todo o bairro, inclusive nas marginais da BA 528 e nas proximidades do complexo de Cotegipe, devido ao grande fluxo na rodovia. Um dos principais incômodos e desvantagem, em morar em São Tomé de Paripe, apontada pelos entrevistados é a precariedade na oferta de serviços e estabelecimentos comerciais. 

 

O principal atrativo turístico do bairro São Tomé de Paripe é a praia, considerada pelos moradores como “o caribe do Subúrbio”, com águas calmas e mornas. Durante o verão existe um alto fluxo de visitantes, o que contribui para o incremento da renda de comerciantes e a geração de oportunidades de trabalho temporário, sobretudo após a requalificação da Orla (Salvador, 2015). Suas principais praias são: Itamoabo, das Neves, Praia Grande, de Santana e do Botelho. Na Praia Grande, existem atrativos gastronômicos, a exemplo de doces caseiros, em especial o de banana e cocadas. Além disso destacam-se as iguarias com peixes e frutos do mar, haja vista a forte atividade de pesca da comunidade local. Já na Praia de Santana, o principal atrativo é o artesanato, especificamente a elaboração de peças de renda de “bilro” confeccionam por artesã locais e o artesanato com palha. 

 

A prestação de serviços como limpeza da praia, doação de alimentos e a oferta de empregos ocorrem em parceria com a iniciativa privada que atuam nas proximidades do bairro, dando como 58 exemplos, a empresa siderúrgica GERDAU, a companhia de alimentos M Dias Branco e a empresa de equipamentos de extração petrolífera MFX do Brasil. 

Fonte: Acervo da equipe, 2019. 

Comércio no bairro: 

Fonte: Acervo da equipe, 2019. 

Espaços de representatividade (ongs, associações, representações diversas...)

Sob a ótica institucional, no bairro de São Tomé de Paripe, observa-se a relevância do associativismo nas associações comunitárias. No bairro de estudo, observa-se a relevância da Associação dos Moradores de São Tomé de Paripe (AMSTP) e suas ações de forma independente, em prol da comunidade. Em entrevista com o atual líder comunitário, Jorge Fonseca da Cruz, foi levantado que a AMSTP surgiu em 1986 e desde então vem enfrentando os diversos problemas do bairro, sem grande apoio municipal ou estatal, porém, contando com iniciativa política e a participação de um vereador e deputado.  

 

Dentre as formas de contato da Associação de Moradores de São Tomé de Paripe, tem-se o presencial, onde ocorrem reuniões e atividades coletivas onde os problemas são discutidos e as melhorias são articuladas; o contato telefônico, além de páginas em redes sociais, onde são divulgadas ofertas de vagas de emprego, prestação de serviços de saúde variados, assistência social, doação de alimentos, oficinas culturais gratuitas, entre outros. Alguns moradores, eventualmente, comentam as inciativas publicadas demonstrando satisfação e apoio às atividades realizadas pela AMSTP. Vale ressaltar que as associações comunitárias do bairro de São Tomé de Paripe enfrentam dificuldades de arrecadação de recursos suficientes para viabilizar seus projetos. Embora as organizações comunitárias estejam se esforçando para preencher as lacunas deixadas pelos problemas sociais, econômicos e ambientais, cabe salientar que, a promoção efetiva de políticas públicas de maior alcance depende majoritariamente do Estado. 

Associação de moradores em São Tomé de Paripe: 

Associação comunitária Alto do Tororó, São Tomé de Paripe: 

Fonte: Acervo da equipe, 2019. 

Fonte: Acervo da equipe, 2019. 

Ações comunitárias em São Tomé de Paripe: 

Fonte: Acervo da equipe, 2019. 

Mobilidade urbana (sistema viário, linhas de ônibus, caminhabilidade etc.)

Existem apenas duas rotas viárias de acesso a São Tomé de Paripe (Figura 28). Uma delas é através da Avenida Afrânio Peixoto, também conhecida como Avenida Suburbana, a qual percorre quase todo o subúrbio ferroviário de Salvador indo até Paripe. À partir de então é possível acessar a Rua Dr. Eduardo Dotto contornando a antiga fábrica de cimento da COCISA, no bairro de Tubarão, chegando-se ao bairro de São Tome de Paripe, um percurso com aproximadamente vinte e três quilômetros de distância do centro antigo de Salvador. A segunda opção, é percorrer parte da BR-324 e depois acessar a BA-528, também conhecida como Estrada do DERBA ou Estrada da Base Naval, pois tem como ponto final a Base Naval de Aratu, área de acesso restrito da Marinha do Brasil. Este percurso tem aproximadamente vinte e oito quilômetros de distância do centro e mais rápido devido a fluidez do trânsito local. 

 

A principal rota de acesso ao bairro para quem transita pela estrada da Base Naval é a Rua Santa Filomena, que faz a ligação da BA-528 à praça. A rua pode ser considerada a mais movimentada do bairro, pois nela circulam os ônibus coletivos e se localiza o maior número de estabelecimentos comerciais, igrejas, escolas, a unidade de saúde da família e o restaurante popular. A rota também é utilizada pelo grupo Gerdau como forma de entrada e saída da produção de minérios da empresa e devido a atracação dos navios cargueiros no porto da Gerdau, a circulação de barcos é restrita e impossibilita a concessão de exploração do serviço de transporte marítimo que ligue São Tomé de Paripe a outros bairros. É importante pontuar que as paradas dos ônibus – único meio de transporte público – estão situadas exclusivamente na Av. Santa Filomena e na BA-528. Segundo Silva (2011, p. 69) apud Christaller (1966), “lugar central”, pode ser entendido como “os pontos do espaço nos quais os agentes econômicos se dirigem para efetivar suas demandas específicas”. Os chamados “lugares centrais” seriam aqueles mais elevados hierarquicamente, justamente por disporem de maior dotação de bens e serviços de mais alta especificidade. Desta forma, percebe-se que existe centralidade no comércio e sistema viário em São Tomé de Paripe. 

Mapa dos acessos: 

Fonte: Produção da equipe, 2019. 

Fonte: Produção da equipe, 2019. 

Transportes utilizados em São Tomé de Paripe: 

Infraestrutura social (educação, saúde, segurança púbica, esporte, lazer e habitação)

O bairro de São Tomé de Paripe possui nove escolas, sendo uma escola municipal, duas estaduais e seis particulares. Verificando os endereços delas, percebeu-se que estão espalhadas pelo território do bairro e dentre as classificações educacionais viu-se que atende a todas as idades, contendo unidades escolares com aulas de supletivos para jovens e adultos. A maioria das estruturas físicas das escolas têm banheiros adequados para crianças e adaptados para os alunos com deficiência ou mobilidade reduzida (Salvador, 2019a). O levantamento de dados apontou uma maior oferta de escolas particulares do que públicas. 

 

O questionário aplicado buscou analisar a percepção dos moradores de São Tomé de Paripe sobre o sentimento de segurança, dos 365 entrevistados, 213 afirmaram que se sentem seguros, correspondendo a 58% da população entrevistada e os 152 moradores restante responderam que não se sentem seguros. 

 

A requalificação da orla do bairro, finalizada em 2014, beneficiou a população com os serviços de drenagem de águas pluviais, projeto de paisagismo, iluminação e rampas de acessibilidade, reforma da pavimentação da avenida principal e suas calçadas, criação de via para circulação compartilhada de ciclistas, pedestres e automóveis, requalificação do Terminal Marítimo, construção de parque infantil, quiosques, deck, pista para caminhadas, pista de skate, parque infantil, instalação de dois bicicletários, bancos, mesas, chuveiros, lixeiras seletivas, módulo de conforto para motoristas e vagas de estacionamento (FMLF, 2018). 

Requalificação da orla de São Tomé de Paripe: 

A USF São Tomé de Paripe está localizada na Rua Santa Filomena, e conta com atendimento ambulatorial, especialidades nas áreas da saúde da família, clínico geral, ginecologista, do tratamento da hanseníase, tuberculose, pré-natal, partos e nascimentos (CEBES, 2019). As USFs são unidades que abrange todas as idades, com atendimento médico simples como: vacinas, curativos, aferição de pressão arterial, glicemia, peso e altura, além de contar com atendimento odontológico. O atendimento é realizado para as famílias cadastradas de segunda a sexta das 8h às 17h (Salvador, 2019b). O bairro conta também com uma clínica médica com especialidade em psicossocial álcool e drogas, localizado na Rua Santa Filomena (Cebes, 2019). O Centro Nzinga de atenção à saúde mental da mulher e família, classificado como Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), atua na presta atendimento público em saúde mental, realizando cuidado a pacientes portadores de transtorno mentais e oferece as atividades de: atendimento individual (medicamentoso, psicoterápico, de orientação); atendimento em grupos (psicoterapia, grupo operativo, atividades de suporte social); atendimento em oficinas terapêuticas executadas por profissionais de nível superior e nível médio; visitas domiciliares; atendimento á família; atividades comunitárias (feiras com exposição de artesanatos construída pelas pacientes); reuniões de equipe (Santana, 2014). 

Fonte: Acervo da equipe, 2019. 

Fonte: Produção da equipe, 2019. 

Domicílios com saneamento básico adequado em São Tomé de Paripe: 

Fonte: Produção da equipe, 2019. 

Domicílios com abastecimento de água em São Tomé de Paripe: 

Fonte: Produção da equipe, 2019. 

Domicílios com coleta de lixo em São Tomé de Paripe: 

Fonte: Produção da equipe, 2019. 

Patrimônio Histórico Cultural

A Igreja de São Tomé de Paripe foi fundada pelos jesuítas, em 1552, construída pelos índios, localizado no topo de uma colina, em São Tomé de Paripe, Salvador. Possui sineira em arco com acesso por uma escada externa, que dá acesso também ao coro. Sua fachada atual, em estilo rococó, voltada para a Baía de Todos os Santos, feita aproximadamente no século XVIII. O conjunto arquitetônico inclui um cruzeiro na frente da Igreja (Bacelar, 2019). 

 

Por possuir tipologia de edificações características de épocas, significativas para fixação da memória da cidade, em termos de espaço construído, pode ser considerada então uma APCP. Apesar de sua importância histórica e arquitetônica a igreja de São Tomé de Paripe ainda não é tombada. 

Igreja de São Tomé de Paripe 

Fonte: Salvador Turismo, 2019. 

Percepção dos moradores (gráficos da pesquisa de campo)
Referências

BACELAR, Jonildo. Igreja de São Thomé de Paripe. Guia Geográfico Igrejas de Salvador. em: http://www.salvador-turismo.com/paripe/sao-tome paripe.htm. Acesso em: 16 jun de 2019 às 11:41. 

 

CEBES - Central Brasileira de Estabelecimentos de Saúde. Busca Estabelecimentos de Saúde. CEBES, mar. 2019. Disponível em: https://cebes.com.br/medico/ba/salvador/paripe/. Acesso em: 20 abr 2019 às 11h32.  

 

FMLF - Fundação Mário Leal Ferreira. [Projetos - Requalificação Urbano Ambiental da Orla Marítima - Trecho de São Tomé]. 2018. Disponível em: http://www.fmlf.salvador.ba.gov.br/index.php/2-uncategorised/9-projetos. Acesso em: 04 jun 2019 às 21h32. 

 

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo 2010. Rio Janeiro, 2011. 

 

SALVADOR. Prefeitura de Salvador. UPA de Paripe é inaugurada pela Prefeitura nesta quarta-feira (29). Agência de Notícias, junho 2016. Disponível em: http://www.agenciadenoticias.salvador.ba.gov.br/index.php/pt-br/releases 2/saude/4098-upa-de-paripe-e-inaugurada-pela-prefeitura-nesta-quarta-feira-29. Acesso em: 20 abr 2019 às 19h37. 

 

____. Secretaria Municipal de Educação. [Início – Rede de Escolas]. 2019a. Disponível em: . Acessado em: 07 abr 2019 às 18h43.  

 

____. Secretaria Municipal da Saúde. [Home – Mapa da Saúde]. 2019b. Disponível em: http://www.saude.salvador.ba.gov.br/mapa-da-saude/. Acesso em: 20 abr 2019 às 18h48. 

 

SANTANA, C. S. R. Contribuição da contratualização na qualidade do serviço de saúde mental do Centro Nzinga. Especialização em Linhas de Cuidado em Enfermagem – Atenção Psicossocial do Departamento de Enfermagem. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. 2014a. 26 p. 

 

SILVA, Fernanda Faria. Centralidade e impactos regionais de política monetária: um estudo dos casos brasileiro e espanhol. Tese (Doutorado) — Universidade Federal de Minas Gerais, Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional. 2011. 293 p. 

 

SOARES, Antônio Mateus de C. “Territorialização” e pobreza em Salvador – BA. São Paulo, 2006. 

Texto aqui

bottom of page